Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal ocorre no Campus Bento Gonçalves

Reitor do IFRS destacou que eventos como Enedif mostram a qualidade do trabalho da Rede Federal

Reunindo representantes de instituições de ensino federais de diversos estados brasileiros, a segunda edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal foi aberta na manhã desta quinta-feira, 13 de julho de 2017, no Campus Bento Gonçalves do IFRS. O evento está sendo realizado conjuntamente pelos três Institutos Federais sediados no Estado: do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFar) e Sul-Rio-Grandense (IFSul), com programação nos dias 13 e 14 de julho.

Durante a abertura, o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, destacou que eventos como o Enedif mostram a qualidade do trabalho realizado na Rede Federal, fortalecendo-a e estimulando o respeito às instituições em um momento difícil, de cortes no orçamento e iniciativas que desrespeitam a autonomia das instituições, como o não cumprimento do Plano Nacional de Educação, que previa ampliação de recursos públicos para a educação; e a Emenda Constitucional que congela o orçamento por 20 anos com base no orçamento deste ano.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto, e os representantes do IFSul e do IFFar que integraram a mesa de abertura - o ex-pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSul Marcos André Betemps Vaz da Silva e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Pereira Frantz - salientaram a importância da parceria entre as instituições para o fortalecimento da rede. Girotto frisou que o Enedif representa muito para a Rede Federal, ao propor a qualificação das publicações, que registram e divulgam as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.

Também participaram da mesa de autoridades o presidente do Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forpog), José Pinheiro de Queiroz Neto, e a diretora-geral do Campus Bento Gonçalves do IFRS, Soeni Bellé.

Momento artístico

Uma apresentação artística destacou o talento de alunos e servidores do IFRS na abertura do Enedif. O Grupo Instrumental do Campus Osório do IFRS estreou o espetáculo "Elas", coordenado pela professora Agnes Schmeling e pelo técnico audiovisual Bruno Serra Acosta. O grupo, composto por Agnes, Bruno e estudantes do Campus, tocou, cantou e encenou canções em homenagem às mulheres, destacando cantoras e compositoras nacionais e internacionais, com suas diferentes personalidades e histórias de vida. O público aplaudiu de pé a apresentação.

Perspectiva das publicações

O presidente do Forpog, José Pinheiro de Queiroz Neto, ministrou a primeira palestra do 2º Enedif, com o tema "Perspectiva das publicações na Rede Federal". O palestrante destacou o crescimento na criação de periódicos pelas instituições da rede nos últimos anos: apenas no ano passado foram 27 novas publicações, totalizando 110 periódicos na rede.

Entre os desafios para as publicações da rede, Queiroz Neto destacou a necessidade de internacionalização, com um maior número de artigos publicados em línguas estrangeiras; a ampliação da quantidade de revistas com indexação em bases relevantes; e a ampliação de revistas em áreas específicas, pois a maior parte é multidisciplinas, entre outras questões.

Sobre o Enedif

O 2º Enedif reúne representantes de editoras, coordenações de publicação, editores e bibliotecários da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica (rede federal) e de outras instituições federais de ensino superior interessados em editoração. O objetivo é criar um espaço de discussão sobre os desafios e as perspectivas da produção editorial nas instituições que compõem a rede federal. Para isso, conta com palestras, oficinas e minicursos, nos dias 13 e 14 de julho de 2017, no Campus Bento Gonçalves do IFRS. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site do evento.

Galeria

Pró-reitor Eduardo Girotto deu as boas-vindas aos participantes do Enedif Apresentação artística do Campus Osório do IFRS Apresentação artística do Campus Osório do IFRS Público aplaudiu de pé a apresentação "Elas" Queiroz Neto falou sobre perspectivas das publicações

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300