Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Pesquise aqui
Início do conteúdo

Cursos do IFRS avaliados no Enade 2015 recebem conceitos 4 e 5

Quatro cursos superiores, de sete campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os cursos do Instituto receberam conceitos quatro e cinco, o que confere a instituição o conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC).

Os alunos de tecnologia em Logística (campi Bento Gonçalves e Canoas), em Marketing (Campus Erechim), em Design de Moda (Campus Erechim) e em Processos Gerenciais (campi Farroupilha, Feliz, Osório e Porto Alegre), realizaram as provas em novembro de 2015. As notas para este exame, aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC), foram divulgadas no dia 8 de março de 2017.

Confira

- Design de Moda (Erechim): 5

- Logística (Bento Gonçalves): 5

- Logística (Canoas): 4

- Marketing (Erechim): 4

- Processos Gerenciais (Farroupilha): 4

- Processos Gerenciais (Feliz): 4

- Processos Gerenciais (Osório): 4

- Processos Gerenciais (Porto Alegre): 4

Nesta edição 551.683 concluintes de educação superior, matriculados em 1.760 instituições fizeram as provas.

Sobre o Enade

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos superiores, com inscrição para os ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, sendo um dos indicadores de qualidade da educação superior. A partir dos resultados do exame aplicado aos alunos, são dados os conceitos, em uma escala com notas de 1 a 5.

Cursos conceituados do IFRS

Tecnologia em Design de moda: Objetiva formar profissionais qualificados com competências e habilidades para elaborar e gerenciar projetos com soluções inovadoras para a indústria do vestuário, fundamentados na cultura do design, considerando fatores estéticos, simbólicos, culturais, ergonômicos, tecnológicos e produtivos, pautando-se em uma postura ética e de responsabilidade social. O profissional poderá atuar em diversas áreas da indústria, do comércio e dos serviços ligados à moda, desenvolvendo atividades que permeiam a elaboração e o gerenciamento de projetos, desde a criação de uma coleção, passando pela produção, até a comercialização. Também poderá atuar na área acadêmica ou de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Tecnologia em Logística: É concebido para atender um mercado de trabalho em constante mudança, com a logística inserida em todos os segmentos do setor produtivo e ocupando um lugar de importância vital no crescimento das empresas. O objetivo é formar profissionais capacitados para otimizar processos de produção, dimensionar sistemas de distribuição e armazenagem, de forma econômica e segura, tendo por base o conhecimento da cadeia de suprimentos e dos modais de transporte. As possíveis posições assumidas pelo tecnólogo em logística no mercado de trabalho são: coordenador e chefe de estocagem, analista de logística, coordenador de logística, analista de expedição, de transportes, de distribuição, de produção, de materiais, chefe e coordenador de expedição, assistente e chefe de almoxarifado.

Tecnologia em Marketing: Objetiva formar profissionais que compreendam a realidade competitiva dos negócios e dominem o instrumental mercadológico para fazer a gestão estratégica de marketing em organizações. O tecnólogo em marketing é responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados. Atento às constantes mudanças, esse profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. O profissional egresso pode assumir cargos de direção, gerência, coordenação e supervisão de marketing.

Tecnologia em Processos Gerenciais: Busca qualificar profissionais para a gestão de negócios próprios ou de terceiros. Ao terminar o curso, o profissional está apto a mobilizar os recursos disponíveis para o encaminhamento de soluções apropriadas para os mais diversos contextos organizacionais; lidar com pessoas, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, de comunicação e de negociação; desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades de gestão voltadas aos negócios de pequeno e médio porte; diagnosticar cenários visando ao estabelecimento de um empreendimento (negócio); entre outros. Poderá atuar nas funções de gestor de pequenos e médios empreendimentos, empreendedor de micro ou pequena empresa, assistente gerencial, analista de área funcional, supervisor de área funcional, gerência administrativa e consultor de micro e pequenos empreendimentos.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300