Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Cursos > 1) Modalidades de ensino

Pesquise aqui
Início do conteúdo

EDUCAÇÃO BÁSICA

- Formação Inicial e Continuada (FIC)

Quem busca qualificação profissional pode ingressar nos Cursos de Formação Inicial e Continuada. É necessário ter a escolaridade mínima exigida; que varia de curso para curso: pode ser Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio completo, por exemplo. O ingresso é pela análise dos documentos apresentados pelo candidato e a carga horária varia de acordo com os cursos. Mais informações no site www.ifrs.edu.br, no menu "cursos".

 

ENSINO TÉCNICO

Para ingressar nos cursos técnicos ofertados, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo próprio do IFRS. Na modalidade subsequente, existe também a possibilidade de optar pelo ingresso utilizando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

- Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

O curso é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio. Esta modalidade é oferecida para quem concluiu o Ensino fundamental.

- Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio

É oferecido para quem concluiu o Ensino Fundamental e esteja cursando o Ensino Médio. O aluno deverá ter matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer na mesma instituição de ensino ou em instituições de ensino diferentes, desde que, em ambos os casos, não haja incompatibilidade de horários na oferta dos cursos.

- Curso Técnico Subsequente

É oferecido a quem concluiu o Ensino Médio. Após concluído o curso subsequente, o aluno receberá diploma de profissionalização em nível técnico.

 

EJA (Educação profissional técnica integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos)

Para esta modalidade é preciso ter o Ensino Fundamental completo. A oferta é para quem ainda não cursou ou não conseguiu concluir o Ensino Médio e tenha 18 anos ou mais. O aluno terá uma habilitação profissional técnica de nível médio, ao final do curso.

 

ENSINO SUPERIOR

A seleção de candidatos aos cursos superiores, destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio, utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e processo seletivo próprio. Para concorrer pelo SiSU, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC). No processo seletivo do IFRS, é necessário seguir as orientações publicadas em edital.

 

- Tecnologia

Os cursos superiores de tecnologia são graduações de nível superior que têm como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, a carga horária é menor em relação a bacharelados e licenciaturas, podendo variar conforme o curso escolhido.

- Bacharelado

Os bacharéis formados são habilitados para atuarem profissionalmente na área de sua formação, recebendo sólida instrução (teórica e prática) e suporte científico.

- Licenciatura

Os profissionais formados nesta modalidade são aptos a trabalhar em ambientes educacionais, em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior).

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Objetiva proporcionar ao estudante aprofundamento do saber, que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300