Ir para o conteúdo
Informações da página

Você está em: Página Inicial > Cursos > 2) Conheça os cursos do IFRS

Pesquise aqui
Início do conteúdo

CURSOS - LISTADOS POR EIXOS TECNOLÓGICOS:

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental. Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo. Ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos.

- Técnico em Biotecnologia (Campus Porto Alegre)

- Técnico em Enfermagem (campi Porto Alegre e Rio Grande)

- Técnico em Meio Ambiente (campi Feliz e Porto Alegre)

- Técnico em Registros e Informações em Saúde (Campus Porto Alegre)

* Tecnologia em Gestão Ambiental (campi Porto Alegre e Sertão)

 

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, contudo alcançando também, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços. A proposição, implantação, intervenção direta ou indireta em processos, além do controle e avaliação das múltiplas variáveis encontradas no segmento produtivo, identificam este eixo. Traços marcantes deste eixo são a abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica.

- Técnico em Automação Industrial (Campus Rio Grande)

- Técnico em Eletrônica (campi Canoas, Farroupilha e Restinga)

- Técnico em Eletrotécnica (campi Farroupilha, Ibirubá e Rio Grande)

- Técnico em Mecânica (campi Erechim e Ibirubá)

- Técnico em Metalurgia (Campus Farroupilha)

- Técnico em Química (campi Caxias do Sul e Porto Alegre)

- Técnico em Refrigeração e Climatização (Campus Rio Grande)

* Tecnologia em Automação Industrial (Campus Canoas)

* Tecnologia em Processos Metalúrgicos (Campus Caxias do Sul)

* Tecnologia em Eletrônica Industrial (Campus Restinga)

* Engenharia Mecânica (Campus Ibirubá)

 

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Compreende atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio social, pedagógico e administrativo em escolas públicas e privadas e demais instituições. Tradicionalmente são funções que apoiam e complementam o desenvolvimento da ação social e educativa intra e extraescolar. Os serviços de desenvolvimento educacional são realizados em espaços como secretaria escolar, bibliotecas, manutenção de infraestrutura, cantinas, recreios, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas e outros espaços requeridos pela educação formal e não formal. Os serviços de desenvolvimento social vão além do espaço escolar e buscam a integração do indivíduo na sociedade, bem como melhoria de sua qualidade de vida. A organização curricular destes cursos contempla estudos de ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, raciocínio lógico, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Biblioteca (Biblioteconomia) (Campus Porto Alegre)

 

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética. Destacam-se, na organização curricular destes cursos, estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Administração (campi Canoas, Caxias do Sul, Osório e Porto Alegre)

- Técnico em Comércio (campi Bento Gonçalves, Restinga e Sertão)

- Técnico em Contabilidade (Campus Porto Alegre)

- Técnico em Finanças (Campus Erechim)

- Técnico em Logística (Campus Erechim)

- Técnico em Secretariado (Campus Porto Alegre)

- Técnico em Transações Imobiliárias (Campus Porto Alegre)

* Tecnologia em Logística (campi Bento Gonçalves e Canoas)

* Tecnologia em Marketing (Campus Erechim)

* Tecnologia em Processos Gerenciais (campi Farroupilha, Feliz, Osório e Porto Alegre)

 

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações. Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de forma comum, as características deste eixo. O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades deste eixo. Ressalte-se que a organização curricular destes cursos contempla estudos sobre ética, raciocínio lógico, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, formando profissionais que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Informática (campi Canoas, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre e Restinga)

- Técnico em Informática para Internet (campi Bento Gonçalves e Rio Grande)

- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (campi Canoas e Sertão)

- Técnico em Redes de Computadores (campi Porto Alegre e Restinga)

* Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (campi Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Restinga, Rio Grande e Sertão)

* Tecnologia em Sistemas para Internet (Campus Porto Alegre)

* Ciências da Computação (Campus Ibirubá)

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte. Contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infraestrutura. Abrange obras civis, topografia, transporte de pessoas e bens, mobilizando, de forma articulada, saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. Características comuns deste eixo são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética, segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade. Saliente-se que a organização curricular destes cursos contempla estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, raciocínio lógico, formando técnicos que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Geoprocessamento (Campus Rio Grande)

* Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (Campus Rio Grande)

 

Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

Compreende tecnologias relacionadas ao beneficiamento e industrialização de alimentos e bebidas. Abrange ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além da aplicação metodológica das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos presentes nessa elaboração ou industrialização. Inclui atividades de aquisição e otimização de máquinas e implementos, análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização relacionadas ao desenvolvimento permanente de soluções tecnológicas e produtos de origem vegetal e animal. Essencial à organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Alimentos (Campus Erechim)

- Técnico em Panificação e Confeitaria (Campus Porto Alegre)

- Técnico em Viticultura e Enologia (Campus Bento Gonçalves)

* Tecnologia em Alimentos (campi Bento Gonçalves e Sertão)

* Tecnologia em Viticultura e Enologia (Campus Bento Gonçalves)

 

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Compreende tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Abrange atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais. Tais atividades exigem criatividade e inovação com critérios socioéticos, culturais e ambientais, otimizando os aspectos estético, formal, semântico e funcional, adequando-os aos conceitos de expressão, informação e comunicação, em sintonia com o mercado e as necessidades do usuário. Na organização curricular dos cursos deste eixo, ética, raciocínio lógico, raciocínio estético, empreendedorismo, normas técnicas e educação ambiental são componentes fundamentais para a formação de técnicos que atuam em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Instrumento Musical (Campus Porto Alegre)

* Tecnologia em Design de Moda (Campus Erechim)

 

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Compreende tecnologias relacionadas aos processos de transformação de matéria-prima, substâncias puras ou compostas, integrantes de linhas de produção específicas. Abrange planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento dessas tecnologias no ambiente industrial. Contempla programação e controle da produção, operação do processo, gestão da qualidade, controle de insumos, métodos e rotinas. É característica deste eixo a associação de competências da produção industrial relacionadas ao objeto da produção, na perspectiva de qualidade, produtividade, ética, meio ambiente e viabilidade técnico-econômica, além do permanente aprimoramento tecnológico. Ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, raciocínio lógico, empreendedorismo, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos.

- Técnico em Cerâmica (Campus Feliz)

- Técnico em Fabricação Mecânica (campi Caxias do Sul e Rio Grande)

- Técnico em Plásticos (campi Caxias do Sul e Farroupilha)

- Técnico em Vestuário (Campus Erechim)

 

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Agroecologia (Campus Restinga)

- Técnico em Agropecuária (campi Bento Gonçalves, Ibirubá e Sertão)

* Tecnologia em Agronegócio (Campus Sertão)

* Tecnologia em Horticultura (Campus Bento Gonçalves)

* Tecnologia em Produção de Grãos (Campus Ibirubá)

* Agronomia ( Campus Ibirubá)

 

Eixo Tecnológico: Segurança

Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, à preservação e à proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente. O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho. Envolve a atuação em espaços públicos e privados. A organização curricular dos cursos propiciará a construção de perfil de egresso fundamentado em competências éticas, legais e técnicas contemplando, ainda, raciocínio lógico, inteligência social, capacidade de diálogo, tolerância e atuação em equipes multi e interdisciplinares. Abrange, transversalmente, a Legislação Nacional e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade da pessoa. A atuação nas carreiras públicas fica condicionada ao atendimento das normas específicas, notadamente do concurso público.

- Técnico em Segurança do Trabalho (Campus Porto Alegre)

 

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação. Abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer. As atividades compreendidas neste eixo referem-se a lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia e são integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais. A pesquisa, disseminação e consolidação da cultura, ética, relações interpessoais, domínio de línguas estrangeiras, prospecção mercadológica, marketing e coordenação de equipes são elementos comuns deste eixo. São traços marcantes da organização curricular destes cursos: ética, educação ambiental, normas técnicas e de segurança, historicidade, empreendedorismo, redação técnica, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

- Técnico em Guia de Turismo (Campus Restinga)

- Técnico em Lazer (Campus Restinga)

* Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer (Campus Restinga)

 

CURSOS - BACHARELADOS:

- Agronomia (Campus Sertão)

- Engenharia e Controle de Automação (Campus Farroupilha)

- Engenharia Mecânica (campi Erechim, Farroupilha e Rio Grande)

- Zootecnia (Campus Sertão)

 

CURSOS - LICENCIATURAS:

- Física (Campus Bento Gonçalves)

- Matemática (campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul e Ibirubá)

- Pedagogia (campi Bento Gonçalves e Porto Alegre)

- Ciências da Natureza - Biologia e Química (Campus Porto Alegre)

- Ciências Agrícolas (Campus Sertão)

- Letras Português e Espanhol (Campus Restinga)

 

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO:

- Atenção Domiciliar com ênfase em gestão de redes (Campus Porto Alegre)

- Educação Básica Profissional (Campus Osório)

- Educação, Ciência e Sociedade (Campus Bento Gonçalves)

- Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (Campus Ibirubá)

- Gestão Escolar (Campus Feliz)

- Gestão da Atenção à Saúde do Idoso (Campus Porto Alegre)

- Saúde Mental: Gestão, atenção, controle social e processos educacionais (Campus Porto Alegre)

- Saúde da Família e Comunidade: gestão atenção e processos educacionais (Campus Porto Alegre)

- Teorias e Metodologia da Educação (Campus Sertão)

- Urgência e Emergência: Gestão e atenção no SUS (Campus Porto Alegre)

- Viticultura (Campus Bento Gonçalves)

 

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - CURSOS DE MESTRADO:

- Tecnologia e Engenharia de Materiais (ofertado conjuntamente nos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz)

- Informática na Educação (Campus Porto Alegre)

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Rua General Osório, 348 | Bairro Centro | CEP: 95700-086 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br | Ouvidoria | Telefone: (54) 3449-3300